quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Hector Pieterson



A life magazine publicou uma lista de cem fotográfias que mudaram a história vou escolher algumas e escrever aqui a sobre o assunto.
A primeira delas á a historia de Hector pieterson
Hector Pieterson (1964 – 16 de junho de 1976) tornou-se um símbolo do levante em Soweto a partir de uma fotografia feita por Sam Nzima que circulou por todo o mundo.

Hector foi um garoto sul-africano de 13 anos morto nos braços de uma colega que fugia da policia durante os confrontos ocorridos em Soweto, na época do Apartheid na África do Sul. Posteriormente Hector tornou-se a face do massacre numa fotografia que viria a ser publicada por todo o mundo no dia seguinte à tragédia. Os mundialmente conhecidos levantes de Soweto custaram a vida de mais de 100 menores (segundo dados extra-oficiais, o número real seria de mais de 300 vítimas), entre eles Hector Pieterson (cuja foto, ensangüentado nos braços do seu irmão, deu a volta ao mundo e transformou-se num dos símbolos da luta contra o apartheid).

Hoje há na África do sul um memorial que leva seu nome. O Hector Pieterson Museum, que foi construído em 1976, fica em Soweto, na Hector Pieterson Square, e é hoje um local obrigatório de passagem para todos os que visitam pela primeira vez o bairro do Soweto, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.

Nenhum comentário: